13 de março de 2008

:: Escritórios, Parte 2 - Apple

Continuando a nossa série sobre escritórios das grandes empresas da Web, a vez agora é da maçã do titio Steve Jobs, a fodona Apple.

Para ver a matéria anterior sobre a Google, clique AQUI.

A "Maçã" foi criada 32 anos atrás, e os papais são o visionário Steve Jobs e o gênio Steve Wozniak, que criaram dentro de um porão o Apple II, o primeiro computador pessoal do mundo.

Os curiosos devem se perguntar, porque raios essa empresa tem o nome de maçã? Eu, como blogueiro prestativo que sou, lhes respondo: A maçã era a fruta favorita do titio Steve Jobs (co-fundador) e ele também havia trabalhado em um pomar de maçãs. No momento de escolha do nome, eles procuraram escolher algo que pudesse manter distante nomes que pudessem refletir algo “frio, inacessível, e imagens complicadas criadas por empresas naquele período”. Explicação idiota eu sei, mas é a verdade.

A empresa realmente começou quando Steve Wozniak, na época funcionário da Hewlett-Packard começou a desenvolver computadores para uso pessoal. Wozniak criou e Steve Jobs cuidou dos aspectos administrativos, financeiros e de vendas.

A cultura Apple, o "pense diferente", está bastante presente nos seus produtos que aliam design arrojado, utilidade e obviamente preço alto, hehehe.

A marca Apple é algo impressionante, quem poderia gerar tanto sucesso em um aparelho como o iPhone mesmo 6 meses antes de seu lançamento? Quem conseguiria criar um produto que é até mais caro do que vários outros modelos mas mesmo assim é tão popular quanto o iPod? Esse sim é um belo caso do poder de uma marca, o famoso branding.

Mesmo depois de uma quase "falência" alguns anos atrás, a Apple conseguiu se reerguer, e hoje é sinônimo de qualidade.

Abaixo, então, onde tudo acontece: os escritórios da Apple. Enfim, onde o nosso iPod/iPhone começou a ser projetado.



Gostou do post? Assine nosso FEED!
Me acompanhe também pelo: Twitter | Flickr

0 Comentários: