28 de maio de 2008

:: Como erros de português destroem a credibilidade de uma publicidade

O empresário finalmente foi convencido de que investir em um projeto web profissional é colocar dinheiro em algo que vai trazer resultados reais para sua empresa. Contrata uma boa produtora, capricha na parte técnica, design, escolhe bem o conteúdo. Dois ou três meses de produção e chega o grande dia. E-mails para os amigos e parceiros de negócios, todos convidados a conhecer o novo projeto. Www qualquer coisa ponto com ponto br e todos se deparam com a mensagem: "Bem vimdos ao nosso site!"

O erro de ortografia salta aos olhos, causa constrangimento. Você tenta olhar para outros cantos da página, mas ele está ali, chamando. Não resta outra opção. Fecha-se a página. E os cerca de R$ 5 mil que nosso empresário esperançoso investiu começam a ir para o ralo por causa de um M no lugar do N.

Copy + Paste

Bom, a história fictícia acima ilustra bem o que eu pensei quando abri a revista Www.com.br do mês de janeiro de 2008 e me deparei com isso:


Podem me chamar de exigente em demasia, de cabeça dura... o que for. Mas o fato é que a credibilidade da XXXXX em relação a mim foi "pro ralo". Que tipo de núcleo publicitário deixa passar erros desse tipo? A única coisa que eu consigo pensar é: uma empresa que tem esse desleixo na divulgação do seu produto/serviço não pode ser confiável.

Uma pena, até achei a escolha de cores interessante mas... reparem em outro detalhe grotesco. Onde diz "SERVIDOR DEDICADO", ali em cima do preço de R$ 499,00... na verdade o que está escrito realmente é "SERVIDOR DEDICADO LIGHT". Sim! Tem um "LIGHT" ali! Escrito em verde-amarelado em um fundo amarelo! Que pecado... alguém com um mínimo de daltonismo passaria batido pela palavra. Isso que na foto ficou mais nítido do que realmente é.

Um anúncio de página inteira em uma revista conceituada no seu nicho não pode ser desprezado. O mínimo que se pode exigir de uma empresa é uma revisão decente de seus anúncios, e isso parece que a XXXXX não fez.

E olha que não é um livro, nem um site... é apenas uma página de publicidade. São meia-dúzia de palavras para revisão.

***

Gostou do post? Assine nosso FEED!
Me acompanhe também pelo: Twitter | Flickr

1 Comentários:

Alberto disse...

Isso não é ser exigente em demasia. Português correto é o mínimo que se exige em um anúncio de empresa. Esse erro na hora de escrever "a partir" é super comum, mas uma coisa é cometê-lo numa conversa no MSN, e outra é em um anúncio profissional. Uma amiga de faculdade cometeu exatamente esse erro numa apresentação de trabalho da disciplina de Marketing, logo na primeira imagem exibida. O professor cancelou na hora e chamou a equipe seguinte.